Case de sucesso: Volkswagen
Reconhecida por sua inovação e compromisso com a qualidade, a Volkswagen é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Com uma história que remonta a 1937, a marca alemã se tornou sinônimo de engenharia de precisão e design icônico.
Para revitalizar sua presença digital, fortalecer o engajamento com os consumidores e aumentar sua receita geral, a Volkswagen se uniu à Wigoo em busca dos melhores resultados.
Desafios e objetivos
O maior desafio dessa campanha era claro: aumentar a receita dos canais digitais da rede Volkswagen, assumindo toda a operação, da criação à estratégia, vindos do squad de Mídia (Ads) da Wigoo.
Estratégias utilizadas no case de sucesso Volkswagen
Para alcançar os objetivos, o time da Wigoo desenvolveu uma estratégia completa, que uniu a criação de campanhas com objetivos bem definidos, consultoria de dados para algumas concessionárias da Volkswagen e uma análise de precificação em massa de itens de alta demanda. Tudo isso para maximizar os resultados do projeto.
Além disso, foram aplicadas análises e ferramentas como:
- Google Analytics (dados de carrinho, sessões e outros);
- Análise de Google Merchant Center;
- Análise de mercado;
- Análise de sites;
- Análise de inventário.
Esse conjunto de estratégias garantiu que todas as decisões fossem orientadas por dados, permitindo otimizações precisas e maior controle sobre os resultados.
Resultados do case de sucesso Volkswagen
Os resultados foram surpreendentes e comprovam a eficiência da estratégia:
- Pesquisa de NPS com concessionárias (Net Promoter Score) de 4,75 de média;
- Crescimento de 100% na receita geral do projeto, comparando de outubro/24 para dezembro/24, um patamar que se manteve graças ao treinamento dos sellers, que passaram a vender mais tanto no e-commerce quanto no Mercado Livre.
Esses resultados refletem como uma estratégia bem estruturada e baseada em dados pode gerar impactos reais e sustentáveis no negócio. Um projeto que não apenas dobrou a receita digital, mas também elevou o nível de satisfação dos clientes e fortaleceu a presença da marca no ambiente online.